Aula 2 Os Poluentes do ar
View more presentations from paulopras.
Este é um blog de apoio às atividades de estágio da disciplina Metodologia do Ensino de Física II ministrado na Faculdade de Educação da USP. O projeto tem como público-alvo alunos do ensino médio da Escola Estadual Barão Homem de Melo, situada na zona norte da cidade de São Paulo.
Nunca tinha parado para pensar que precisamos mais do ar do que do alimento. Tem algumas coisas que os outros precisam dizer pra nós mesmo sendo tão claro que seja daquele jeito agente não consegue pensar por conta própria. Acho que é pra isso que existe professor né....rsrs
ResponderExcluirÉ justamente isso que faz o ar ser um bem social de proporções excepcionais. Se você poluir um alimento, talvez possa até conseguir separar o contaminante por métodos eficientes. A água poluída dos oceânos, por exemplo por petróleo, pode ser de ser contida em certas circunstâncias. Agora para você agir contra a poluição do ar de forma abrangente deve utilizar métodos que não são aplicáveis na prática. Nisso podemos ter mais uma idéia do quanto o ar é um bem realmente social.
ResponderExcluirQuando você diz que não conseguimos pensar por conta própria talvez você esteja sendo um pouco radical. O fato é que devemos valorizar muito as atividades que as pessoas contribuem em conjunto, agindo de forma colaborativa. A solução do grupo geralmente é muito mais rica e cheia de pontos de vista do que quando trabalhamos individualmente. Neste ponto se apóiam uma série epistemólogos , ou seja, pesquisadores que procuram entender como se dá o processo de construção do conhecimento.
Espero que meus comentários tenham sido válidos.
Um grande abraço e obrigado pela participação caro aluno.