quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Questionário aplicado ao 2º ano da Escola Barão Homem de Melo

Pessoal, segue abaixo o questionário da avaliação de concepções espontâneas aplicado em turma do 2º ano da Escola Barão Homem de Melo, bem como o seu gabarito.
Em breve postarei aqui a distribuição de respostas dos alunos.

Questão 1 - Assinale V ou F para cada consideração abaixo, conforme você avalie verdadeira ou falsa.
a) O principal gás para o efeito estufa é o vapor de água ( V )
b) O principal gás para o efeito estufa é o CO2 ( F )
c) O efeito estufa evita que a temperatura média da superfície terrestre seja congelante ( V )
d) Sem o efeito estufa a temperatura média da superfície terrestre seria muito mais adequada ao desenvolvimento da vida sobre a terra. ( F )
e) O efeito estufa é responsável pela destruição da camada de ozônio.( F )
f) O efeito estufa causa grandes danos ao meio ambiente ( F )

Questão 2 - Os gases estufa ajudam a elevar a temperatura média da superfície terrestre porque:
a) absorvem diretamente a radiação solar que passa pela atmosfera.
b) absorvem a radiação solar refletida pela terra.
c) absorvem a radiação emitida pela terra.
d) Não sei

Questão 3 - Assinale os fatores que você acha que participam significativamente da definição da temperatura média da superfície terrestre:

b) Correntes marinhas
c) Nuvens
d) Ventos
e) Inclinação do eixo da terra
f) Capacidade térmica dos solos
g) Partículas em suspensão na atmosfera
h) Atividade solar
k) Gases estufa na atmosfera
l) Camada de ozônio
m) Atividade vulcânica
o) Atividades agrícolas e manejo animal
p) Queimadas


Questão 4 - Na questão anterior, selecione a letra daquele fator que vem sendo identificado como o principal agente da elevação da temperatura média da superfície terrestre. ( K )


Questão 5 - Assinale abaixo 3 conseqüências da elevação da temperatura da superfície terrestre.
a) Maior número de furacões e de maior intensidade
b) Maior número de raios em tempestades
c) Redução das áreas com geleiras ou neve permanente
d) Elevação do nível dos oceanos e inundação de áreas costeiras
f) diminuição da camada de ozônio

Questão 6 - O que é um gás estufa?
a) aquele utilizado nas estufas de plantas e vegetais
b) aquele que é capaz de deixar a radiação direta do Sol atingir superfície da Terra e que, entretanto, é capaz de bloquear parte da radiação refletida, impedindo que ela passe da atmosfera para o espaço.
c) o gás utilizado em extintores de incêndio
d) não sei

Questão 7 - Qual a importância da camada de ozônio?
a) proteger a Terra da incidência em grande quantidade dos raios ultravioleta mais energéticos
b) diminuir a temperatura da Terra, evitando o aquecimento global
c) retirar oxigênio da atmosfera
d) combater os gases poluentes lançados na atmosfera

Questão 8 – Dentre as afirmações abaixo, qual a principal causa de destruição da camada de ozônio?
a) o dióxido de carbono produzido pelo uso de combustíveis fósseis.
b) as chuvas ácidas que são capazes de dissociar as moléculas de ozônio.
c) Os aerossóis que possuem alto teor de CFC (compostos de cloro-flúor-carbono)
d) O Sol que quebra as moléculas de ozônio



Questão 9 - Onde está localizada a camada de ozônio?
a) logo acima da superfície terrestre, ou seja, na troposfera
b) na estratosfera, ou seja, aproximadamente entre 10km e 45km e de altitude
c) na mesosfera, ou seja, aproximadamente entre 45km e 80km de altitude
d) na termosfera, ou seja, acima de 80km de altitude

Questão 10 - O que é inversão térmica? (anulada)

Questão 11 - Qual tipo de poluição é mais prejudicial ao homem, por afetar maior número de pessoas e por ser mais difícil isolar os contaminantes ou recorrer a outras fontes longínquas deste bem?
a) poluição das águas
b) poluição dos alimentos
c) poluição do ar
d) poluição da terra

Questão 12 - Quais são as principais fontes de poluição do ar em nossa sociedade moderna?
a) metano, devido aos subprodutos da ação gastro-intestinal de animais da pecuária
b) os produtos do uso de combustíveis fósseis em indústrias e motores de automóveis
c) O gás Nitrogênio que está na presente na atmosfera em concentrações superiores ao oxigênio
d) A suspensão de poeira gerada pela passagem de automóveis em rodovias

Questão 13 - Qual a origem dos combustíveis fósseis?
a) derretimento de carvão mineral.
b) sedimentação de material orgânico ao longo de milhões de anos em condições de temperatura e pressão não usuais
c) do processamento de piche
d) da reciclagem de materiais plásticos

Questão 14 - O que gera chuvas ácidas?
a) as águas gaseificadas ou refrigerantes que são descartados no meio ambiente
b) o lançamento de ácido sulfúrico nos rios
c) alguns gases poluentes que presentes na atmosfera podem sofrer reações químicas transformando em ácidos
d) produtos químicos lançados de aviões com fins de causar chuvas.

Questão 15 - Quais os principais e mais comuns danos à saúde provocados pelos poluentes atmosféricos?
a) doenças de pele devido ao contato dos poluentes com a epiderme
b) irritação nos olhos por conta da alta concentração de poluentes
c) complicações no sistema respiratório
d) tonturas e vertigens

Questão 16 – Em qual período do ano a poluição do ar é crítica por ser difícil haver sua dissipação?
a) verão, porque tem muito sol
b) outono, porque as paisagens estão com pouca vegetação
c) inverno, devido à falta de chuvas
d) primavera, devido a inversões térmicas

Questão 17 - (anulada)

GABARITO
2 - C
5 - A, C, D
6 - B
7 - A
8 - C
9 - B
10 - ANULADA
11 - C
12 - B
13 - B
14 - C
15 - C
16 - C
17 - ANULADA

12 comentários:

  1. essa prova foi complicada

    ResponderExcluir
  2. Realmente algo que dificulta um pouco é que os assuntos tratados naquele questionário envolvem conhecimentos científicos. Entretanto são assuntos que são tratados no dia-a-dia de qualquer um de nós, geralmente em jornais, em revistas, nos debates políticos e ambientais.

    Ao final a dificuldade acaba residindo no fato de que há muito tempo estes assuntos deveriam ser tratados nos bancos escolares. A proposta desse estágio é justamente essa: levar à escola assuntos que realmente influenciam a vida de cada um de nós. E com certeza a ciência tem muito a contribuir nesse sentido.

    Obrigado pela participação.
    Você é aluno do segundo ano A ou B?

    ResponderExcluir
  3. sou aluna do segundo ano B

    ResponderExcluir
  4. mas eu gostei da prova so não mim lembrei de todas as respostas ficarão um pouco confusa

    ResponderExcluir
  5. oiiii fiz a prova e gostei muito parabens pelo seu trabalho.boa sorte
    Elanne araujo

    ResponderExcluir
  6. ha outra coisinha parabens pelo o blog muito interesante

    ResponderExcluir
  7. Obrigado Elanne... vamos ver se de repente após a próxima aula as coisas fiquem um pouco mais fáceis.

    Boa noite.

    ResponderExcluir
  8. porque que a questão 10 e 17 foi anulada?
    Elanne

    bom dia.

    ResponderExcluir
  9. Oi Elanne, vou explicar melhor para vocês depois.
    Esse gabarito foi postado antes de vocês resolverem o questionário. O professor Luiz Cláudio tinha aplicado em outra semana a outra turma do 2º ano. Naquela ocasião havia dois erros no enunciado das questões 10 e 17. Eu tive tempo de corrigir este problema e quando a outra turma do 2º ano resolveu a prova na última sexta, já estava tudo ok. Portanto em breve atualizarei estas questões que estão como anuladas.

    Um abraço,

    Paulo.

    ResponderExcluir
  10. quando que voçê vai da aula pra gente do segundo ano B.
    Elanne

    ResponderExcluir
  11. Estou esperando o Professor Luiz Cláudio definir quando vai ser a melhor data. Provavelmente será na semana que vem. Já dei a aula no segundo ano A ontem. Você soube?

    Paulo.

    ResponderExcluir
  12. professor mim adiciona no msn elanne7-@hotmail.com

    ResponderExcluir